POETRIX

dos males, o menor

Meu Diário
26/08/2009 08h30
Falecimento de Aníbal Beça, o "Avô" do Poetrix
Foi com grande pesar que recebi a informação do falecimento do poeta Aníbal Beça. O POETRIX nasceu de um comentário seu, quando me disse que eu poderia chamar meus tercetos do que quisesse, menos de hai-kais. Daí, formulei o conceito de poetrix, hoje seguido por centenas de autores. Assim, eu sempre brincava com ele, dizendo que se eu sou o Pai do Poetrix, ele era o Avô.

Goulart Gomes

-------------------------

 
Em pronunciamento no Plenário, os senadores Jefferson Praia (PDT-AM) e Arthur Virgílio (PSDB-AM) lamentaram a morte do poeta, compositor, teatrólogo e jornalista amazonense Aníbal Beça, falecido nesta terça-feira (25) em decorrência de complicações renais e diabetes.

Jefferson Praia lembrou que Aníbal Beça ocupava a cadeira de número 28 da Academia Amazonense de Letras e se destacava tanto na vida contemplativa da inspiração poética quanto no dinamismo de seu papel de grande animador cultural amazonense.

Nascido em 1946, Aníbal Beça percorreu todos os postos das redações dos jornais de Manaus, tendo dirigido ainda a produção da TV Cultura do Amazonas, atuado como consultor da Secretaria de Cultura do Estado e como presidente do Conselho Municipal de Cultura de Manaus. Também foi vice-presidente da União Brasileira de Escritores, seccional do Amazonas, e presidente do Sindicato dos Escritores Amazonenses.

Jefferson Praia destacou ainda que o povo do Amazonas e de todo o país pôde conhecer Aníbal Beça pelas suas contribuições ao cancioneiro nacional. Em 1968, o poeta representou o Brasil no 8º Festival de Joropo de Villa Vicencio, na Colômbia. Em 1969, foi o único artista amazonense a se apresentar no Festival Internacional da Canção (FIC), no Rio de Janeiro, com a música Lundu do Terreiro de Fogo, interpretada por Ângela Maria.

Jefferson Praia disse ainda que, na cultura erudita, Aníbal Beça obteve o reconhecimento de figuras referenciais, como o poeta Carlos Drummond de Andrade. Em 1994, o livro Suíte para os Habitantes da Noite, de sua autoria, venceu o 6º Prêmio Nestlé de Literatura Brasileira, concorrendo com 7.038 obras de todo o país, na categoria Poesia. No ano seguinte, a obra foi publicada pela Editora Paz e Terra, do Rio de Janeiro.

Publicado por Poetrix em 26/08/2009 às 08h30

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
VISITANTES:
contador gratuito