Textos

Em complemento à BULA POETRIX, estamos apresentando as definições das Formas Múltiplas, reconhecidas pela Coordenação do Movimento Internacional Poetrix. Exemplos das mesmas podem ser encontrados neste site ou em www.www.recantodasletras.com.br.



Poetrix (s.m.): poema com um máximo de trinta sílabas métricas, distribuídas em apenas uma estrofe, com três versos (terceto) e título. Criador: Goulart Gomes.

 
 
Duplix (s.m.): poema composto pela junção de dois poetrix de autores diferentes, em que o título e os versos se complementam, originando uma nova composição. Criadores: Pedro Cardoso e Tê Soares.
 
 
Triplix (s.m.): poema composto pela junção de três poetrix, de pelo menos dois autores diferentes, em que o título e os versos se complementam, originando uma nova composição. Criadores: Pedro Cardoso e Tê Soares.
 
 
Multiplix (s.m.): poema composto pela junção de quatro ou mais poetrix, de pelo menos dois autores diferentes, em que o título e os versos se complementam, originando uma nova composição. Criadores: Sávio Drummond, Sara Fazib,  Pedro Cardoso e Fausto Valle.
 
 
Grafitrix (s.m.): poetrix graficamente ilustrado, seja com uso de uma fotografia ou desenho que se harmonize com o poema. Criador: Murillo Falangola.
 
 
Videotrix (s.m.): poetrix apresentado com a utilização de recursos audiovisuais de animação. Criador: Murillo Falangola.
 
 
Clonix (s.m.): poetrix criado a partir de um original, com a devida permissão do seu autor, onde é substituída uma ou mais palavras ou pontuação, proporcionando uma nova leitura. Criadores: Goulart Gomes e Nathan de Castro.
 
 
Letrix (s.m.): poetrix em que o título - de até sete letras - é disposto no sentido vertical e as estrofes horizontais - de no máximo dezessete sílabas cada -  contém em cada linha um terceto com os versos separados por //. Podem ser poemas individuais, compartilhados, múltiplos com acróstico, (quanto à autoria); simples e plenos, duplixados, triplixados, etc (quanto à forma). Criadores: Pedro Cardoso Machado,  Patrícia Essinger, Rejane (Mel) Britto, Marco Bastos e Sandra Mamede. Estruturação, sistematização e nome Letrix: Marco Bastos.
 
 
Palavratrix (s.m.): poetrix constituído por uma única palavra, segmentada em três versos, de forma a produzir uma nova interpretação da mesma, sendo complementada pelo título. Criador: Pedro Cardoso.
 
 
Acrostrix (s.m.): poetrix em que as primeiras letras das três estrofes formam uma palavra. É um acróstico em poetrix.
 
 
Tautotrix (s.m.): poetrix em que todas as palavras começam com uma mesma letra. Tautograma em forma de poetrix. Criador: Carlos Fiore.
 
 
Concretrix (s.m.): poetrix composto por caracteres gráficos, à excessão do título. Criador: Pedro Cardoso.

Poetrix
Enviado por Poetrix em 14/03/2009


Comentários