Textos

BERLINDA 29: PELOS POROS, por Fábio R.
O que é a BERLINDA? A Berlinda é um exercício de prática e crítica poetríxtica realizado no grupo virtual LITERATRIX (para participar do grupo é só enviar um e-mail para literatrix-subscribe@yahoogrupos.com.br). Nele, é apresentado o poetrix de um autor ao grupo, sem identificação de autoria (anônimo). A partir daí, os integrantes do grupo podem expressar livremente – mas com ética e argumentos – a sua opinião sobre aquele poetrix. Ao final de um período pré-determinado é revelado o nome do autor do poetrix berlindado, que tem direito a fazer os seus comentários. Vejam, abaixo, a BERLINDA 29, com os respectivos comentários dos poetrixtas e do autor.

Pelos Poros

derretem febris,
ensejos furtivos
ao sereno enebriado

Comentário do Autor:

Feriadão prolongado com chuva,praia num rendeu,e hj decidi postar o meu comentário.
"je sui l'auteur de la catastrophe( sou o autor da catástrofe"), tá bom isso é só uma hipérbole pra dizer que tive uma idéia ruim(postar o poetrix antes de amadurecer a idéia, aqui relacionada aos tais feromônios).Mas, valeu realmente a pena, pq os comentários demonstram(pelo menos pre mim)que enfeitar demais só atrapalha..Na verdade devo ter me apegado aos enfeites por ser esse parte de uma série de poetrix que tentei compor(num clima mais erótico-en pt e francês).

Sobre a digitação de "enebriado" tirei dak o jeito de digitar:

(enebriar/e. ne.bri.ar/ (lat inebriare) V inebriar.)

(http://michaelis. uol.com.br/ moderno/portugue s/index.php? lingua=portugues -portugues& palavra=enebriar)

(agora ficou a dúvida Lili se a fonte é realmente confiável)

Bem, vou deixar aí o "poetrix" disponível pra qlqr alteração, só que numa versão talvez um pouco mais legível(aproveitando as dicas do Israel).

TEUS POROS

exalam febris,
festejos furtivos
embriagando sereno

*

Tes Pores

exhale dans fièvre -(exalam em febre)
cachés fêtes - (festejos escondidos)
le serein enivre - (o sereno embriaga)

*

abços

Fabio R.

*     *     *     *     *

Este poetrix não me disse muita coisa. A mensagem está clara, os versos no lugar, a medida poetrixtica correta. Mas nada além disso. Não assustou, não recebi o tiro, não instigou, versou! E só! O que não significa quase nada, pois esse efeito pode ter sido resultado apenas de uma reação pessoal. Gostos distintos.

Dreyf
*     *     *     *     *

Pelos Poros é um poetrix claro e sem muita coisa para ser interpretado. Não me acrescentou nada, nem muita atenção. Creio que precisa ser retrabalhado. Passou em branco a febre.

Regina
*     *     *     *     *
Gostei do verso: "ao sereno enebriado". Trata-se de uma construção não muito usual e a imagem em minha mente resultou interessante. Lembra-me muita névoa no meio externo e na cabeça do personagem/autor. Eu colocaria assim, os versos:

ao sereno enebriado
derretem febris,
ensejos furtivos

No entanto, creio que não chega a constituir-se num poetrix clássico, exatamente por não apresentar uma síntese, um "susto" como diriam os poetrixtas mais antigos. Em suma, está bem feito, mas não instiga, não deixa marcas na memória afetiva.

Ricardo Manieri

*     *     *     *     *

Gostei muito de seu poetrix. Ocorre-me, no entanto, sugerir que omita a preposição "a" e "o", o artigo, contraídos. Iria um pouco além. Sereno lembra noite; acho que foi esta sua intenção. Se bem que sutilmente complemen ta o entendimento  da mensagem, pareceu-me um pouco inóquo seu emprego por carecer de um ponto de apoio no título ou no texto. Talvez lhe agradasse a substituição por "êxtase". ou por "deleite", etc. Portanto, o que lhe pareceria, assim, como exemplifico a seguir?

Pelos Poros

Derretem febris
ensejos furtivos.
Êxtase enebriado.

Israel

*     *     *     *     *

Já li esse poetrix várias vezes... Será que o autor quis dizer "INEBRIADO" ... Um sereninho meio bêbado ? É isso ? Desculpe-me o autor, mas eu confesso que esse poetrix não me comoveu, talvez porque eu não o tenha compreendido.

Lili - Curitiba
Poetrix
Enviado por Poetrix em 10/09/2009
Alterado em 10/09/2009
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Autores). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários