ACADEMIA POETRIX
O mínimo é o máximo.
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
CADEIRA 19
PATRONO:  Guilherme de Almeida
FUNDADOR: Regina Lyra
ATUAL: Regina Lyra
DATA DE INGRESSO: 5 de julho de 2020


Regina Lyra nasceu em João Pessoa, capital do Estado da Paraíba. Sua vida profissional tem sido dedicada ao magistério na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tanto em cursos de graduação quanto em pós-graduação. Publicou inúmeros artigos, em revistas científicas especializadas, bem como, em anais de encontros nacionais e internacionais. Exerceu, ainda, alguns cargos na direção universitária. 

A poetisa e cronista Regina Lyra traz como característica do seu trabalho a procura persistente do poético, conforme a visão contemporânea.  Volta-se à leitura do seu tempo, aos temas universais, entre os  quais se destaca o amor e à reflexão existencial. Trata-se de uma poesia moderna, sensual, minimalista, metalinguística. Contém ainda eventuais momentos em que utiliza recursos oriundos do concretismo.  É uma poesia lírica, prenhe de sentimentos, com ampla diversidade temática. Suas crônicas seguem características do imaginário coletivo e individual onde cria um ambiente voltado para o sentimento.

Publicou em oito livros individuais de poesia. Está com o nono livro no prelo. Participou em mais de 40 diferentes antologias, concedeu entrevistas e também teve poemas publicados em agendas. Resenhas dos seus livros publicados em diversos periódicos nacionais.

É sócia da União Brasileira de Escritores - UBE dos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Pertence à Academia de Letras de Areia. Em outubro de 2007, torna-se Membro Titular do Pen Clube do Brasil.

E-mailreginalyra@gmail.com
Academia Poetrix
Enviado por Academia Poetrix em 05/07/2020
Alterado em 20/08/2020
Comentários
VISITANTES:
contador gratuito
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links